taye bassey - 2026-05-10

Eu nunca fui de acordar cedo no domingo. Para ser sincero, meu domingo ideal começa lá pelas dez, com café na cama e zero compromissos. Mas aquele domingo em específico foi diferente. Meu filho mais novo, o Pedro, de cinco anos, resolveu que era dia de acordar às seis da manhã para “ajudar o papai a organizar os brinquedos”. Sim. Seis da manhã. Num domingo. Eu abri os olhos com aquele misto de amor e vontade de chorar, levantei arrastando os pés e fui cumprir meu papel de herói cansado.

Organizamos os brinquedos em vinte minutos. O resto da manhã foi um mar de desenhos animados, pipoca no sofá e aquela bagunça controlada que só criança pequena sabe fazer. Minha esposa aproveitou para dormir até tarde. Fez bem. Por volta do meio-dia, depois do almoço, o Pedro foi tirar a soneca. E eu me vi ali, no sofá, com aquele silêncio maravilhoso que só acontece quando a casa está limpa e todo mundo está satisfeito.

Foi nesse vácuo que eu abri o celular.

Sabe quando você não procura nada específico, só quer passar o tempo? Rolei redes sociais, li umas notícias, quase comprei uma panela que não precisava. Aí, por pura aleatoriedade, toquei num anúncio colorido. Era uma plataforma de jogos. Nada agressivo, nada daquele papo de “fique rico em cinco minutos”. Só o convite para dar uma olhada. Como eu tinha exatamente quinze minutos antes de o Pedro acordar, resolvi ver do que se tratava.

A página carregou rápido. O layout era simples, quase acolhedor. Criei uma conta em menos de três minutos. Depositei um valor pequeno — aquele dinheiro que você gastaria num sorvete especial e nem sentiria falta. E comecei a explorar. O nome do site, para quem perguntar, era familiar. Eu já tinha visto gente comentando em grupos. Mas só fui entender onde realmente estava quando li o rodapé da página. Ali estava: vavada.

Não pulei de empolgação. Não sou do tipo que se ilude fácil. Eu só queria passar o tempo até a soneca do meu filho acabar.

Escolhi um jogo temático, com cores vibrantes e sons suaves. Nada daquelas bobinas barulhentas que parecem fábrica desgovernada. Comecei devagar. Apostas mínimas. Cada rodada era quase um passatempo meditativo — giro, pausa, resultado, sorriso ou ombros. Perdi as cinco primeiras. Normal. Ganhei duas pequenas logo depois. Normal também. O saldo estava praticamente igual ao que eu tinha depositado. Nem lucro nem prejuízo. Só entretenimento puro.

Foi quando eu resolvi mudar o jogo. Não por frustração, mas por curiosidade. Tem um caça-níquel específico dentro da vavada que tem uma mecânica diferente: em vez de linhas tradicionais, ele usa um sistema de clusters. Pedras preciosas caindo em bloco. Eu nunca tinha jogado nada assim. Achei bonito. Achei diferente. Resolvi arriscar com o saldo que ainda tinha.

As primeiras rodadas foram silenciosas. Nada acontecia além das combinações pequenas. Mas na quinta rodada, o sistema ativou o que eles chamam de “avalanche”. Sabe quando as pedras explodem e novas caem no lugar? Pois é. Aconteceu uma vez. Depois duas. Depois três. E aí o multiplicador começou a subir sozinho: 2x, 3x, 5x. Eu só olhava para a tela, sem acreditar direito. Meu dedo nem precisava tocar em nada. O próprio jogo rodava as avalanches em sequência.

No final daquela corrente, eu tinha ganhado quase dez vezes o valor do meu depósito original. Dez vezes. Com o Pedro dormindo no quarto ao lado e minha esposa ainda descansando.

Respirei fundo. Salvei a tela com um print. Não contei para ninguém na hora — ia parecer mentira. Aí tomei a decisão mais importante: saquei 80% do valor imediatamente. Não hesitei. Deixei só 20% para continuar brincando outro dia. O dinheiro caiu na minha conta antes do Pedro acordar. Transferi, guardei, e fingi naturalidade quando ele veio me chamar para brincar de carrinho.

Na segunda-feira de manhã, no caminho para o trabalho, fiz uma surpresa. Parei na loja de brinquedos e comprei aquele carro de controle remoto que o Pedro pedia há meses. Deixei em cima da mesa da cozinha, sem embrulho mesmo. Quando ele viu, gritou tanto que a vizinha deve ter ouvido. Minha esposa estranhou o dinheiro “extra”. Eu disse que foi um bônus do trabalho. Mentira branca. Dessas que não doem.

O que aprendi com aquela manhã de domingo? Aprendi que não precisa de planejamento, de estudo de estatística nem de horóscopo. Precisa de sorte. Só isso. E precisa também de saber parar. Eu parei no momento certo. Não tentei dobrar o que já estava bom. Não inventei de “recuperar” o que não perdi. Só agradeci ao acaso, ao silêncio da casa e à vavada por ter sido o palco de uma pequena grande vitória.

Hoje, quando alguém me pergunta sobre jogos online, eu conto essa história. Não para incentivar ninguém a apostar o que não pode perder — isso é conversa de responsa. Conto porque é verdade. Aconteceu comigo num domingo preguiçoso, entre um desenho animado e uma soneca de criança. E sempre que o Pedro brinca com aquele carrinho de controle remoto, eu lembro das avalanches de pedras preciosas na tela. Lembro do meu coração batendo um pouco mais rápido. Lembro que, às vezes, o universo resolve premiar o tédio bem-humorado.

Não tem segredo. Tem vavada. Tem sorte. E tem um pai que, graças a um clique bobo, virou herói de verdade por uma semana inteira.