Home / OcoMon_2.0
Name Modified Size InfoDownloads / Week
Parent folder
patches 2020-07-15
ocomon_2.0-patch-20200715.tar.gz 2020-07-15 8.1 MB
ocomon_2.0-patch-20200715.zip 2020-07-15 8.7 MB
README.md 2020-07-09 8.0 kB
ocomon_2.0.zip 2020-07-09 8.7 MB
ocomon_2.0.tar.gz 2020-07-09 8.1 MB
Totals: 6 Items   33.5 MB 0

OcoMon - versão 2.0

Data: Julho de 2020

Autor: Flávio Ribeiro (flaviorib@gmail.com)

Licença: GPL

IMPORTANTE:

Se você deseja instalar o OcoMon por conta própria, é necessário que saiba o que é um servidor WEB e conheça o processo genérico de instalação de sistemas WEB.

Para instalar o OcoMon é necessário ter uma conta com permissão de criação de databases no MySQL ou MariaDB e acesso à pasta pública do seu servidor web.

Antes de iniciar o processo de instalação, leia esse arquivo até o final.

REQUISITOS:

  • Servidor web com PHP + Apache + MySQL (ou MariaDB):
    • PHP a partir da versão 5.x
      • Biblioteca GD
    • MySQL a partir da versão 5.x:

      • Nas versões mais recentes do MySQL, a diretiva SQL_MODE vem com a chave “ONLY_FULL_GROUP_BY” definida por padrão. Para que o OcoMon funcione adequadamente é necessário remover essa chave da diretiva. Para tanto:

      • Adicione as seguintes linhas ao final do seu my.cnf (arquivo de configuração do MySQL):

        [mysqld]
        sql_mode = STRICT_TRANS_TABLES,NO_ZERO_IN_DATE,NO_ZERO_DATE,ERROR_FOR_DIVISION_BY_ZERO,NO_ENGINE_SUBSTITUTION
        

INSTALAÇÃO EM AMBIENTE DE PRODUÇÃO:

Primeira instalação:

O processo de instalação é bastante simples e pode ser realizado seguindo 3 passos:

  1. Instalar os scripts do sistema:

    Descompacte o contéudo do pacote do OcoMon_2.0 no diretório público do seu servidor web (o caminho pode variar dependendo da distribuição ou configuração, mas de modo geral costuma ser /var/www/html/**).

    As permissões dos arquivos podem ser as padrão do seu servidor, apenas o diretório /includes/logs precisa ter permissão de escrita para o usuário de execução do httpd, pois é o diretório onde são gravados alguns arquivos de log do sistema. Caso prefira não alterar a permissão para esse diretório, não se preocupe, pois essa configuração não é obrigatória para o bom funcionamento do sistema.

  2. Criação da base de dados:

    Para a criação de toda a base do OcoMon, você precisa importar um único arquivo de instruções SQL:

    O arquivo é:

  3. 01-DB_OCOMON_2.0-FRESH_INSTALL_STRUCTURE_AND_BASIC_DATA.sql (em ocomon_2.0/install/2.0/).

    Linha de comando:

    mysql -u root -p < /caminho/para/o/ocomon_2.0/install/2.0/01-DB_OCOMON_2.0-FRESH_INSTALL_STRUCTURE_AND_BASIC_DATA.sql
    

    O sistema irá solicitar a senha do usuário root (ou de qualquer outro usuário que tenha sido fornecido ao invés de root no comando acima) do MySQL.

    O comando acima irá criar o usuário "ocomon_2" com a senha padrão "senha_ocomon_mysql", e o banco "ocomon_2".

    É importante alterar essa senha do usuário "ocomon_2" no MySQL logo após a instalação do sistema.

    Você também pode realizar a importação do arquivo SQL utilizando qualquer gerenciador de banco de dados de sua preferência.

    Caso queira que a base tenha outro nome (ao invés de "ocomon_2"), edite diretamente no arquivo (identifique as entradas relacionadas ao nome do banco e também à senha de usuário no início do arquivo) :

    "01-DB_OCOMON_2.0-FRESH_INSTALL_STRUCTURE_AND_BASIC_DATA.sql"

    antes de realizar a importação do mesmo. Utilize essas mesmas informações no arquivo de configurações do sistema (passo 3).

    Após a importação, é recomendável a exclusão da pasta "install".

  4. Criar o arquivo de configurações:

    Faça uma cópia do arquivo config.inc.php-dist (/includes/) e renomeie para config.inc.php. Nesse novo arquivo, confira as informações relacionadas à conexão com o banco de dados.

INSTALAÇÃO EM AMBIENTE DE TESTES:

Você pode realizar uma instalação já com alguns dados fictícios populados no sistema, facilitando a compreensão dos processos e fluxos bem como da integração entre ocorrências e inventário.

Para tanto, o processo de instalação é o mesmo citado para a instalação de produção bastando apenas alterar o arquivo SQL a ser importado para:

02-DB_OCOMON_2.0-FULL_DEMO_STRUCTURE_AND_DATA.sql

CONFIGURAÇÕES GERAIS DO SISTEMA

O OcoMon possui duas áreas para configurações diversas do sistema:

  • arquivo de configuração: /includes/config.inc.php - nesse arquivo estão as informações de conexão com o banco, paths padrão e configuração de carga horária padrão para atendimento;

  • As demais configurações do sistema são todas acessíveis por meio do menu de administração diretamente na interface do sistema.

ATUALIZAÇÃO:

IMPORTANTE: até a versão 2.0RC6 os scripts do OcoMon eram codificados no charset ISO-8859-1. A partir da versão 2.0 os scripts passaram a utilizar a codificação UTF-8, portanto, não é mais necessário configurar o PHP e nem o Apache para utilizarem o charset ISO-8859-1 por padrão. Certifique-se de remover essas configurações para utilizar o OcoMon 2.0.

Para atualizar a partir da versão 2.0RC6, basta sobrescrever os scripts da sua pasta do OcoMon pelos scripts da nova versão e importar para o MySQL o arquivo de atualização: DB_UPDATE_FROM_RC6.sql (em ocomon_2.0/install/2.0/).

IMPORTANTE: é fortemente recomendado que se realize um backup tanto da sua base do OcoMon quanto dos scripts (caso tenham sofrido alguma personalização ao longo do tempo podem deixar de funcionar após a atualização).

PRIMEIROS PASSOS

ACESSO

usuário: admin

senha: admin (Não esqueça de alterar esse senha tão logo tenha acesso ao sistema!!)

Novos usuários podem ser criados no menu Admin::Usuários

IMPORTANTE!!

CONFIGURAÇÃO PARA ABERTURA DE CHAMADOS PELO USUÁRIO FINAL:

Para a abertura de chamados funcionar adequadamente é necessário observar os seguintes pontos:

  1. Cadastre uma nova área de atendimento, e desmarque a opção "Presta atendimento". Essa área será criada especificamente pára abertura de chamados. O e-mail dessa área não precisa ser um e-mail válido pois não será utilizado pelo sistema.

  2. Configure a área criada como "Área de nível somente abertura".

  3. Para cadastrar usuários como somente abertura de chamados, utilize o auto-cadastro na tela de login do sistema. Se for cadastrar manualmente cada usuário de abertura observe que o nível deve ser definido como "Somente abertura" e a área deve ser a área criada para abertura de chamados sem definições de áreas secundárias.

AGENDAMENTO DE CHAMADOS:

Para o controle de SLAs funcionar adequadamente, é necessário a criação de mais dois STATUS (menu Admin::Ocorrências::Status) específicos, um para ser utilizado automaticamente no agendamento de chamados na abertura dos mesmos e outro para ser utilizado automaticamente no agendamento de chamados já abertos(na edição).

  • O status a ser criado para agendamento na abertura deverá, OBRIGATORIAMENTE, ter dependência igual a "SERVIÇO DE TERCEIROS" ou "A ÁREA TÉCNICA".

  • O status a ser criado para agendamento na edição deverá, OBRIGATORIAMENTE, ter dependência igual a "INDEPENDENTE" ou "AO USUÁRIO".

Os status criados deverão ser utilizados no menu: Admin::Configurações::Configurações gerais::Agendamento de chamados

DOCUMENTAÇÃO:

Toda a documentação do OcoMon está disponível no site do projeto:



Espero que esse sistema lhe seja útil e lhe ajude no seu gerenciamento de suporte e equipamentos de informática da mesma forma que já ajuda uma série de empresas no Brasil.

Bom uso!! :)

Flávio Ribeiro flaviorib@gmail.com

Source: README.md, updated 2020-07-09