Menu

Servidor DHCP

Sidnei
2005-10-11
2013-04-11
  • Sidnei

Sidnei - 2005-10-11

Se eu colocar em modo cliente a Ovislink, e quiser setar o servidor DHCP funciona? Vi que na tela web nao da para escolher a interface do dhcp, porem no arquivo /tmp/udhcpd.conf pode-se alterar, devo fazer manualmente via shell?

• Sidnei

Sidnei - 2005-10-11

Se eu colocar a Ovis em modo cliente, e quiser que o ip seja pego de um servidor dhcp, tem como?

• Eliphas Levy Theodoro

O servidor dhcp funciona pra qualquer interface no modo de roteamento, tanto como AP quanto como cliente. No modo bridge eu no testei, e coloquei os scripts pra rejeitar iniciar o servidor nesse modo (ele iria responder para as duas interfaces qualquer pedido DHCP, ento no achei til).

A interface ele escolhe automaticamente, baseado no seu roteador padro (gateway). Se ele est na interface WLAN, ele vai configurar para servir IPs na rede Ethernet, e vice-versa.

O ip da ovislink voc vai ter que setar na mo mesmo, o cliente DHCP (udhcpc) dela no est habilitado por padro. Mas voc pode descompactar os fontes, e alterar o busybox para compilar o udhcpc tambm, e colocar ele pra funcionar alterando o /etc/init.d/network ou adicionando a chamada no /etc/init.d/rc.local.

Assim sua imagem compilada vai tentar pegar um IP no boot.

A sintaxe do udhcpc e seus scripts auxiliares voc acha nos fontes do busybox:

src/busybox-1.00/networking/udhcp/README.udhcpc

Se eu tiver um pouquinho de tempo livre, eu coloco ele na prxima verso :)

--
      Eliphas

• Sidnei

Sidnei - 2005-10-15

Puxa, vai ficar muito legal!!!!
      Mais uma coisa, se eu colocar em modo router e cliente de um AP, com um ip real, e quero que todas as requisicoes para esse ip vao para um micro da rede interna, da para fazer?
      Seria um redirecionamento de portas, faco isso direto no iptables dai?

• Eliphas Levy Theodoro

Isso. coloque as chamadas necessrias para o iptables no rc.local e boa. O iptables j est compilado com o suporte necessrio para fazer o NAT reverso (port forwarding).

--
      Eliphas

• Sidnei

Sidnei - 2005-10-17

desculpa a ignorancia ai, mas eu tentei usar o udhcpc e ele acha o servidor dhcp mas pede um script para levantar a interface. Eu li a documentacao referente a ele, inclusive procurei na pagina do busybox, mas nao achei esse script. Sabe se ele esta junto no pacote, ou como eu faco ele?

• Eliphas Levy Theodoro

Nos fontes tem um diretrio examples/udhcp:

[eliphas@mazda busybox-1.01]$ ls examples/udhcp/
        sample.bound     sample.nak    sample.script  udhcpd.conf
        sample.deconfig  sample.renew  simple.script

Log in to post a comment.

Want the latest updates on software, tech news, and AI?
Get latest updates about software, tech news, and AI from SourceForge directly in your inbox once a month.