Menu

Script de pre_logon.bash está se perdendo.

2022-09-28
2022-09-28
  • Bruno Alencar

Bruno Alencar - 2022-09-28

Caro Eduardo Moraes, me chamo Bruno. Sou aluno do curso de Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Estou usando o seu projeto para implementação do meu trabalho de conclusão de curso. Os computadores do bloco de informática da instituição é composto de sistema operacional de forma misto, com Windows e Linux, e através do CID estou adicionando ao domínio o Linux. Com tudo, foi possível observar uma lentidão ao fazer logon no Ubuntu 20.04, levando mais de 5 minutos para realizar o logon. Junto com o meu orientador foi possível encontrar uma possível falha, que se encontra no script de pre_logon.bash de alguma forma está se perdendo na execução do comando "samba-gpupdate -P --force". Acessado de forma ssh a máquina e executado esse comando no terminal e adicionado a saída para um txt é possível observar que em determinado tempo ele fica preso aguardando resposta e o sistema trava, enquanto que na tela de logon fica só realizando o logon e demora para logar levando mais de 5 minutos ou até mesmo nem realiza o logon. Quando é matado o processo do script, o logon é realizado de forma imediata. Adicionamos um comentário as linhas onde está este comando, o logon é realizado com sucesso e não demora. Gostaria de saber se tem algum problema deixar essas linhas comentadas? E no que poderia impactar? E se possível uma solução. Em anexo está a saída do comando e também a versão do samba que estamos utilizando. Fico no aguardo e desde já agradeço.

• Eduardo Moraes

Eduardo Moraes - 2022-09-28

Boa tarde, Bruno. Obrigado pelo relato!

O único impacto é que essa estação deixaria de aplicar as políticas de grupo que eventualmente fossem criadas e destinadas ao computador ou aos usuários da OU correspondente.

Analisando superficialmente a saída do comando, me parece que pode haver um problema na resolução DNS, pois parte do domínio é público (ifpb.edu.br) e a consulta parece passar por servidores públicos/externos antes de chegar ao DC. Certifica se o seu DC é o DNS primário nas máquinas Ubuntu e faz o teste novamente.

Se possível, peço que me dê um feedback para que eu possa fazer os devidos ajustes no CID, caso necessário.

Anonymous
Anonymous

Add attachments
Cancel

Want the latest updates on software, tech news, and AI?
Get latest updates about software, tech news, and AI from SourceForge directly in your inbox once a month.