Menu

Script de pre_logon.bash está se perdendo.

2022-09-28
2022-09-28
  • Bruno Alencar

Bruno Alencar - 2022-09-28

Caro Eduardo Moraes, me chamo Bruno. Sou aluno do curso de Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Estou usando o seu projeto para implementação do meu trabalho de conclusão de curso. Os computadores do bloco de informática da instituição é composto de sistema operacional de forma misto, com Windows e Linux, e através do CID estou adicionando ao domínio o Linux. Com tudo, foi possível observar uma lentidão ao fazer logon no Ubuntu 20.04, levando mais de 5 minutos para realizar o logon. Junto com o meu orientador foi possível encontrar uma possível falha, que se encontra no script de pre_logon.bash de alguma forma está se perdendo na execução do comando "samba-gpupdate -P --force". Acessado de forma ssh a máquina e executado esse comando no terminal e adicionado a saída para um txt é possível observar que em determinado tempo ele fica preso aguardando resposta e o sistema trava, enquanto que na tela de logon fica só realizando o logon e demora para logar levando mais de 5 minutos ou até mesmo nem realiza o logon. Quando é matado o processo do script, o logon é realizado de forma imediata. Adicionamos um comentário as linhas onde está este comando, o logon é realizado com sucesso e não demora. Gostaria de saber se tem algum problema deixar essas linhas comentadas? E no que poderia impactar? E se possível uma solução. Em anexo está a saída do comando e também a versão do samba que estamos utilizando. Fico no aguardo e desde já agradeço.

• Eduardo Moraes

Eduardo Moraes - 2022-09-28

Boa tarde, Bruno. Obrigado pelo relato!

O único impacto é que essa estação deixaria de aplicar as políticas de grupo que eventualmente fossem criadas e destinadas ao computador ou aos usuários da OU correspondente.

Analisando superficialmente a saída do comando, me parece que pode haver um problema na resolução DNS, pois parte do domínio é público (ifpb.edu.br) e a consulta parece passar por servidores públicos/externos antes de chegar ao DC. Certifica se o seu DC é o DNS primário nas máquinas Ubuntu e faz o teste novamente.

Se possível, peço que me dê um feedback para que eu possa fazer os devidos ajustes no CID, caso necessário.

Anonymous
Anonymous

Add attachments
Cancel