Bom dia meu caro Eduardo! Existe a possibilidade de importar um certificado de um caminho da rede para que o mozilla firefox busque esse certificado durante o login do usuário.
Att,
André
If you would like to refer to this comment somewhere else in this project, copy and paste the following link:
Para importar certificados aos navegadores você vai precisar do utilitário certutil instalado em sua distribuição. Nas derivadas do Debian eUbuntu ele pode ser obtido através do pacote libnss3-tools.
Uma vez instalado, você pode copiar o arquivo do certificado para o Netlogon e adaptar o seguinte código em seu script logon_root.sh para automatizar a importação:
Bom dia Eduardo! Estou fazendo alguns testes para verificar a execução deste script, observei que a copia do certificado para o path certdir não está recebendo a cópia do NETLOGON. Poderia me auxiliar para acertar a finalidade do script?
Att,
André Matos
If you would like to refer to this comment somewhere else in this project, copy and paste the following link:
Esse script foi atualizado. Crie uma pasta com o nome certs no Netlogon, coloque o certificado de sua CA dentro dela e utilize o seguinte código em logon_root.sh:
PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin
# Nome do certificado
crt_f='CA-CERT-FILE.crt'
app_d='/usr/share'
crt_d="${app_d}/ca-certificates/mozilla"
ssl_d='/etc/ssl/certs'
caLst_f='/etc/ca-certificates.conf'
if [ -f "${NETLOGON}/certs/$crt_f" ] && [ ! -f "${ssl_d}/${crt_f%.*}.pem" ]; then
[ -d "${crt_d}" ] || mkdir -p "${crt_d}"
[ ! -f "${crt_d}/$crt_f" ] && cp -fv "${NETLOGON}/certs/$crt_f" "${crt_d}/$crt_f" && chmod 644 "${crt_d}/$crt_f"
if ! grep -xq "${crt_d##*/}/$crt_f" "$caLst_f"; then echo "${crt_d##*/}/$crt_f" >> "$caLst_f"; fi
[ "$(command -v update-ca-certificates)" ] && update-ca-certificates
fi
E o seguinte código no script logon.sh:
# Nome do certificado
crt_f='CA-CERT-FILE.crt'
if [ "$(command -v certutil)" ]; then
if ! certutil -L -n "${crt_f%.*}" -d "sql:${USERPROFILE}/.pki/nssdb" >/dev/null 2>&1; then
[ -d "${USERPROFILE}/.pki/nssdb" ] || mkdir -p "${USERPROFILE}/.pki/nssdb"
certutil -A -n "${crt_f%.*}" -t "CT,C,c" -i "${NETLOGON}/certs/$crt_f" -d "sql:${USERPROFILE}/.pki/nssdb"
fi
fi
Bom dia meu caro Eduardo! Existe a possibilidade de importar um certificado de um caminho da rede para que o mozilla firefox busque esse certificado durante o login do usuário.
Att,
André
Saudações, André!
Para importar certificados aos navegadores você vai precisar do utilitário certutil instalado em sua distribuição. Nas derivadas do Debian eUbuntu ele pode ser obtido através do pacote libnss3-tools.
Uma vez instalado, você pode copiar o arquivo do certificado para o Netlogon e adaptar o seguinte código em seu script logon_root.sh para automatizar a importação:
Bom dia Eduardo! Estou fazendo alguns testes para verificar a execução deste script, observei que a copia do certificado para o path certdir não está recebendo a cópia do NETLOGON. Poderia me auxiliar para acertar a finalidade do script?
Att,
André Matos
Boa tarde, André!
Esse script foi atualizado. Crie uma pasta com o nome certs no Netlogon, coloque o certificado de sua CA dentro dela e utilize o seguinte código em logon_root.sh:
E o seguinte código no script logon.sh:
Boa tarde Eduardo.
No caso eu teria varios certificados para fazer importação, teria como fazer um loop para instalar eles, ou teria que ser um if para cada certificado?
Boa tarde, Anderson. Pode sim! Fica a seu critério.
Boa tarde Eduardo! Muito obrigado!