dica para iniciante

Portuguese
2009-06-15
2013-06-11
  • Marcio Viel

Marcio Viel - 2009-06-15

Amigos,
    estou fazendo backup de um servidor de arquivos samba, onde tenho 300 usuários, estou fazendo esse backup em disco. Primeiramente criei um volume onde eu coloquei o file set de todos os usuários. O backup foi feito com sucesso, mas o arquivo ficou com 300 GB. Pergunta, se por algum azar o arquivo corromper? Você(s) não acham conveniente criar diversos volumes como: grupoABC, grupoDEF, etc?
    Foi o que fiz criei diversos volumes. Só que com isso surgiu um outro problema!! para cada grupo tenho que dar um label, certo? pois é, depois de criado o label do 1º volume a partir do segundo o bacula não pede pra mim dar um outro label pro segundo volume ele simplesmente grava no label que eu criei para o 1º volume!! UFA!! Alguém sabe me dar uma dica? Ah e como faço para criar labels automático? Quando eu der um Run ele criará um label automaticamente em vez de esperar que eu digite alguma coisa. Desde já agradeço a sua atenção!

• Heitor Faria

Heitor Faria - 2009-06-16

Cado Marcio,

Penso que vc quer usar um limitador do tamanho do volume.
      Vc conseguirá isso utilizando a opção: Maximum Voume Bytes, no recurso "Pool" do bacula-dir.conf
      Cada pool que vc utilize no disco, você terá de colocar esta opção.
      Resolveu teu problema?

Abraços,

Heitor Faria
      www.bacula.com.br

• Marcio Viel

Marcio Viel - 2009-06-16

Heitor,

Na verdade não pensei ainda em usar limites por volumes ainda, assim que recebermos o nosso autochanger terei que fazer isso com certeza. No exemplo que citei na pergunta, criei um job chamado "grupoABC", no console que utilizo através do gnome mas somente por linha de comando. Entro com o comando Run, é pedido para que eu escolha o job, escolhido o job o bacula pede para eu dar um comando label para associar o job ao arquivo, feito isso ele já começa a fazer o backup. Criei um segundo job chamado "grupoDEF" da mesma forma quando entro com o comando Run é pedido para que eu escolha o job, porém ele não pede para mim dar um label para esse segundo job o bacula simplesmente acrescenta o segundo job"grupoDEF" ao label que eu criei para o job "grupoABC". Eu gostaria de separar isso: 1º job para 1º label, 2º job para 2º label, assim por diante. Caro Heitor, tens uma dica para mim! Se não fui claro na explicação por favor me de um retorno! Desde já agradeço sua atenção!

• Heitor Faria

Heitor Faria - 2009-06-16

Márcio,

Basta vc utilizar a opção "Max Volume Jobs", no mesmo lugar (configuração da Pool no bacula-dir.conf).
          Não vejo sentido em fazer isso, mas o caminho é esse.

Atenciosamente,

Heitor Faria

Log in to post a comment.

Get latest updates about Open Source Projects, Conferences and News.

Sign up for the SourceForge newsletter:

No, thanks