Menu

#4 Leituras não batem com as do SGM Light no BZ1500PBI-BR

2.0
open
nobody
None
2020-01-22
2020-01-06
No

Primeiramente percebi que mesmo sem carga plugada no UPS, ele ja media como se tivesse, medindo 54 VA (6,6%).

Desliguei o UPS da rede e deixei a bateria até a metade, mas o BCHARGE nao sai de 100%.

Segue alguns prints.

4 Attachments

Discussion

  • Wagner Popov dos Santos

    Fernando, esse comportamento já era esperado. Algumas coisas devem ser observadas:

    1) Seu nobreak NÃO é um equipamento de medição. Ele está longe de ser. Portanto, não confie demasiadamente nos dados.
    2) Quanto a carga da bateria, o software SGM está te apresentando apenas a tensão da bateria. Mas essa informação não quer dizer muita coisa. O dado mais importante é o tempo restante da carga. No apcctrl eu preferi apresentar a percentagem do tempo restante.
    3) Recomendo ler os comentários que estão nesse arquivo.
    4) Além do conteúdo desse texto, recomendo ler os arquivos que estão nessa pasta
    5) Se você observar os gráficos que estão no documento da unipower, verá que a tensão de 24 Volts é acima da tensão esperada pelo fabricante desse tipo de bateria. Portante, os dados que você está vendo seguem as informações do fabricante da bateria. Como 24Volts nesse nível de carga é mais do que você verá nesse documento da unipower a carga da bateria é considerada 100%.
    6) Quando você fala que o seu nobreak está sem carga você está se referindo que não tem nenhuma tomada conectada, certo? Mas você também desconectou o transformador e o restante do circuito eletrônico? Por não se tratar de um equipamento de medicação, esse valor de 54VA é razoável.
    7) Para cálcular vários parâmetros é necessário utilizar parâmetros que são intrinsecos de cada equipamento e a APC não me forneceu. Então alguns parâmetros foram cálculados por engenharia reversa. Discrepâncias são esperadas.
    8) A estimativa de autonomia é feita de duas formas:
    8.1) Quando o nobreak está conectado a rede elétrica: Nesse caso é utilizada a formula de peukert porque não sabemos a real condição da bateria. O valor de tensão que você lê nessa condição é o valor da saída do carregador de bateria (baterias de chumbo ácido são mantidas em carregamento constante).
    8.2) Quando o nobreak está utilizando apenas as baterias: Nesse caso você precisa considerar a tensão da bateria e a corrente sob a bateria. Mas nessa condição você precisa se lembrar que o objetivo do nobreak é entregar uma POTÊNCIA DE SAÍDA constante. Então, quando a tensão da bateria cai a corrente precisa subir e quando a corrente sobe a temperatura também sobe e a bateria fica sobre uma maior sobrecarga. Isso tudo sem considerar uma provável mudança de rendimento do circuito eletrônico do inversor.
    9) Se você observar o código de cálculo de autonomia de bateria verá algumas constantes "mágicas". Precisei fazer um outro software que ficou fazendo cálculos matriciais para chegar nesses valores. Nas primeiras tentativas foram necessários 2 dias de cálculos em um código C puro e ainda usando todos os núcleos do meu processador (utilizei o openMP).
    10) Portanto, o cálculo da autonomia é bem complexo se você não tiver dados confiáveis. Mas facilitaria MUITO se eu tivesse alguns nobreaks, baterias e equipamentos.
    11) Detalhe, ninguem da APC NUNCA me respondeu!!! Já telefonei, mandei vários e-mails e nada...

    Se eu tivesse mais tempo eu criaria um documento explicando detalhadamente a questão da bateria.

    Se quiser se aprofundar nesse assunto seria interessante...

     
  • Fernando Chaves

    Fernando Chaves - 2020-01-22

    Entendi, não sabia que era algo tão complexo assim essa questão da autonomia.

    De qualquer forma, minha indagação no ticket não é sobre a acuracia das leituras do UPS, mas na discrepância entre o ApcCtrl e o SGM, que apesar de não ser um equipamento de medição, as leituras dele parecem bem decentes no SGM quando comparado com um wattimetro RMS, onde apresentou uma diferenca quase insignificante no SGM (+/- 8W) mas gigantesca no ApcCtrl (+/- 160W).

    Foi desse teste que conclui que o ApcCtrl estaria interpretando errado os dados recebidos.

    Não sei se você ja recorreu a isso, mas tive vendo um tempo atrás de como é a implementação do protocolo do Solis no SGM v4.5 usando o JD-GUI. Afinal, é lá que deve ter a definição correta pois é o fabricante!

    Muito obrigado!

     

Log in to post a comment.