Menu

Integração com projeto apcupsd original

2016-12-09
2023-06-16
  • Daniel Miranda

Daniel Miranda - 2016-12-09

Olá,

Porque criar um projeto separado e não adicionar o suporte aos modelos Brasileiros ao apcupsd original? Fiz um "transplante" do driver para a versão atual (3.14.14) e tudo pareceu funcionar corretamente. Re-integrar o código adicionaria suporte aos usuários de qualquer distribuição (o apcupsd é presente na maioria) após o próximo release.

Se importa se eu enviar um patch para os mantenedores originais?

Abs,
    Daniel

• Anderson Pereira

Ótima idéia.

E o que acha de interagir também com o povo que cuida do NUT? Seria melhor ainda.

• Wagner Popov dos Santos

Olá Daniel, eu fiz algumas tentativas de tentar integrar ao projeto original. Mas não obtive nenhuma resposta do pessoal. Seria muito mais prático, sem dúvida. Outros usuários também tentaram entrar em contato com o mantenedor do apcupsd.

Eu já incorporei as ultimas alterações do apcupsd para esse projeto. Mas uma coisa que não fiz é gerar um instalador para Mac OS. Precisaria de uma licença de desenvolvedor que custa US$ 99.

• mauferrari

mauferrari - 2021-05-14

Ei pessoal, desejo que todos estejam bem e com boa saúde!

Sei que esse tópico já está parado há um bom tempo, e pelo jeito, até o momento (2021) as sugestões enviadas para o projeto do apcupsd não foram incorporadas.

Fiquei curioso sobre como posso fazer esse "transplante" dos drivers Brazil do apcctrl para o apcupsd.

Alguém poderia dar algumas dicas dos passos?
    - O que copiar? Para onde?
    - Depois é só compilar e instalar o apcupsd?

Conheci o apcctrl e apcupsd a pouco tempo, estou aprendendo a gerenciar os no-breaks pelo terminal e também a arte de compilar/instalar software no Linux (só usava apt-get).

Estou com 3 modelos diferentes de nobreak APC:
    - Back-UPS RS 1500 e BR1500G-BR (driver USA, suportados pelo apcupsd)
    - Back-UPS-1500VA-BZ1500PBI-BR (driver Brazil, suportados pelo apcctrl).

A ideia seria usar o mesmo software em todas as máquinas (nesse caso o apcupsd) o que também ia facilitar: intercambiar os nobreaks entre as máquinas, tentar usar a configurações mais complexas como a Master/Slave, usar o "apcupsd-cgi" para mostrar o status numa interface web.

Já aproveito para parabenizar os desenvolvedores, estou muito feliz por ter encontrado esse projeto e saber que ele funciona muito bem para os dispositivos APC Brazil.

Abraços,

Boa tarde,

acredito que a melhor forma de entender como você pode fazer para incorporar o driver do apcctrl ao apcupsd seria fazendo um diff entre os dois projetos. Você também pode acompanhar os commits do apcctrl.

Minha rotina anda bem corrida. Não consigo retomar esse assunto agora. O que consigo te dizer é que houve mudança do mantenedor do apcupsd e agora pode ser possível fazer isso. Mas existem várias demandas para conseguir incorporar o driver. Vou resgatar essas pendências e vou postar aqui.

Comecei a fazer algumas mudanças no projeto para permitir compilar com um mingw moderno e isso pode ser utilizado para abrir portas com o pessoal do apcupsd alguém tiver interesse. Essas mudanças estão em uma branch específica do repositório do apcctrl.

Att,
      Wagner

Caros, o projeto apcctrl foi baseado na última versão do apcupsd (3.14.14). Originalmente, quando eu desenvolvi esse driver para os modelos brasileiros, minha intenção era incorporar no apcupsd. O problema é que não tive nenhum retorno dos mantenedores do apcupsd. Vocês podem observar que o apcupsd é um projeto com pouca atividade no repositório. Assim, fiz o fork do projeto.

Quanto a ideia de transplantar o driver brazil para o apcupsd, eu não acho que vale o esforço. Vou descrever os cenários para Windows, Linux e Mac.

Antes, vamos deixar claro que uma coisa são os drivers internos do apcctrl ou apcupsd, responsáveis por estabelecer a forma de funcionamento de cada nobreak dentro da aplicação, e outra coisa são os drivers do sistema operacional, geralmente drivers para conversores USB-Serial ou dispositivo HID para alguns modelos.

1) Linux:
    Essa é o cenários com maior compatibilidade porque não é necessário instalar o driver do dispositivo para o Kernel. Existem poucas mudanças e, como, quase sempre, o apcctrl é compilado na máquina, algumas funcionalidades adicionais podem ser habilitadas no configure do projeto.

2) Windows:
    A instalação do apcctrl instala drivers no S.O. diferentes dos que são instalados pelo apcupsd. Essa limitação pode ser contornada instalando esses drivers manualmente. Além disso, não me recordo quais são as funcionalidades ou drivers internos da aplicação que estão diferentes entre os softwares. Assim, pode ser necessário alterar o código do projeto e recompilar. Mas essa é uma tarefa MUITO penosa. A maneira mais fácil é utilizar uma VM que preparei para isso. Caso alguém tenha interesse, me envie uma mensagem em pvt solicitando o link de acesso.

3) Mac:
    Esse cenário é muito similar ao do Linux. Não há uma versão pré-compilada para o macOS porque seria burocrático e ainda é necessário, se me recordo bem, pagar pelo certificado para assinar o pacote.

Acredito que o mais fácil seria baixar os dois repositórios e comparar os projetos já que existem alterações em muitos arquivos e a arvore de commits não inicia no apcupsd.

• Daniel Aviz Bastos

Alguém conseguiu importar os drivers do apcctrl para o apcupsd no Linux?

O apcctrl funciona perfeito no meu linux, mas gostaria de utilizar a integração do Home Assistant (software open source para automação residencial) com o apcupsd, mas essa intergração não funcionou com o appctrl, apesar deste usar o mesmo NIS Server do apcupsd.

Daniel, boa tarde.

Já tem alguns anos que incorporei as últimas mudanças do apcupsd ao
      apcctrl. Como nunca utilizei conexão NIS server, não consigo te dizer o que
      pode estar acontecendo.

Acredito que a melhor forma de entender como você pode fazer para
      incorporar o driver do apcctrl ao apcupsd seria fazendo um diff entre os
      dois projetos. Você também pode acompanhar os commits do apcctrl.

Att,
      Wagner

Em qua., 14 de jun. de 2023 20:03, Daniel Aviz Bastos daniel-aviz@users.sourceforge.net escreveu:

Alguém conseguiu importar os drivers do apcctrl para o apcupsd no Linux?

O apcctrl funciona perfeito no meu linux, mas gostaria de utilizar a
      integração do Home Assistant (software open source para automação
      residencial) com o apcupsd, mas essa intergração não funcionou com o
      appctrl, apesar deste usar o mesmo NIS Server do apcupsd.

Integração com projeto apcupsd original

Sent from sourceforge.net because you indicated interest in <
      https://sourceforge.net/p/apcctrl/discussion/general/>

To unsubscribe from further messages, please visit <
      https://sourceforge.net/auth/subscriptions/>

Boa tarde,

acredito que a melhor forma de entender como você pode fazer para incorporar o driver do apcctrl ao apcupsd seria fazendo um diff entre os dois projetos. Você também pode acompanhar os commits do apcctrl.

Minha rotina anda bem corrida. Não consigo retomar esse assunto agora. O que consigo te dizer é que houve mudança do mantenedor do apcupsd e agora pode ser possível fazer isso. Mas existem várias demandas para conseguir incorporar o driver. Vou resgatar essas pendências e vou postar aqui.

Comecei a fazer algumas mudanças no projeto para permitir compilar com um mingw moderno e isso pode ser utilizado para abrir portas com o pessoal do apcupsd alguém tiver interesse. Essas mudanças estão em uma branch específica do repositório do apcctrl.

Att,
    Wagner

Log in to post a comment.

Want the latest updates on software, tech news, and AI?
Get latest updates about software, tech news, and AI from SourceForge directly in your inbox once a month.