1. Summary
  2. Files
  3. Support
  4. Report Spam
  5. Create account
  6. Log in

Bem vindo a página do geoFarejador

Missão

Desenvolver uma ferramenta de georreferenciamento, via web, com amplas possibilidades de uso, de modo a trazer para a sociedade mais uma forma de interagir com diferentes tipos de informações. Ela também deve ajudar na maneira de assimilar e compreender os dados, pois com ela passamos a analisar as informações com base também na dimensão espacial.

Como começou o projeto?

A rede de pesquisa em extensão pesqueira da costa sul-sudeste surgiu como desdobramento de ações de pesquisadores realizadas desde 2006, e desde então vem desenvolvendo pesquisas sobre a gestão compartilhada do uso de recursos pesqueiros marinhos. Em 2009, foi aprovado o projeto REDE DE ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) PESQUEIRA DA COSTA SUL-SUDESTE: SUBSÍDIOS AO FORTALECIMENTO DE TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS NA PESCA ARTESANAL, financiado pelo CNPq (Edital 033/2009).

Este projeto tem por finalidade integrar ações de pesquisa e extensão pesqueira que possam fortalecer processos de gestão do uso dos recursos pesqueiros na região entre os Estados do Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, fomentando também a Política Nacional de Extensão Pesqueira e Aquícola. O projeto tem duração até 2011 e está previsto a realização de encontros e a organização de documentos técnicos e educativos que possam subsidiar a atuação de instituições nas práticas de extensão pesqueira.

Com isso, foi gerada uma demanda tecnológica para ajudar a coletar e manter os dados obtidos nas pesquisas de forma a disponibilizá-los de forma acessível e de fácil compreensão. A solução proposta foi a utilização de um software web, em que os dados obtidos nas pesquisas fossem expostos baseados em sua localização.

Afim de determinar qual aplicação melhor se enquadraria para a utilização no projeto, foi realizada uma ampla pesquisa, porém devido a especificidade das ferramentas atuais, uma nova ferramenta, de uso mais amplo e geral foi proposta para o projeto.

Como o geoFarejador é desenvolvido?

Seu desenvolvimento é baseado nos princípios de software livre de forma a gerar ao fim do projeto uma ferramenta que possa ser utilizada de forma fácil para qualquer que seja a base do projeto, e também que a comunidade pudesse continuar seu desenvolvimento após o término do projeto. A linguagem escolhida para o desenvolvimento foi o PHP (do ingles “PHP: Hypertext Preprocessor”) por ser de uso livre, ser veloz e robusta além de ser portável (independente da plataforma).

Para gerar uma ferramenta que pudesse facilmente se adaptar ao projeto em questão, usamos como base uma já existente, responsável pelo mapeamento de projetos apoiados pelo BNDES (http://www.plataformabndes.org.br/mapas/). Nela foi feita uma reestruturação do banco de dados a fim de torná-la mais generalizada e também foi introduzida uma interface de configuração via web afim de tornar sua utilização mais amigável.

O que é georreferenciamento?

Abaixo tem umas referências sobre o assunto:

Documentação

Não conhece o Trac?

Caso você não conheça o Trac (esse software que parece uma wiki...) dê uma olhada nos links abaixo...

Caso queira ver algo tipo um mapa do site, veja TitleIndex.